Nos últimos tempos, foram muitos os atletas, na sua maioria ligados ao trail, que aderiram a este tipo de treino.
Mas, muitos perguntam-me afinal, o que é o CrossFit?
Posso caraterizar o CrossFit como um treino baseado em movimentos funcionais, de alta intensidade e muito variado, consiste num programa de força e condicionamento, que tem a finalidade de melhorar a nossa capacidade física, através da combinação de variados exercícios como sprintar, remar, saltar à corda, subir à corda, virar pneus, levantar pesos e carregar e levantar objetos pesados.
O tipo de material utilizado é muito variado e pode incluir barras para levantamento olímpico, halteres, anéis de ginástica, barras para elevações, bolas medicinais, barreiras e caixas para treinar saltos.
Pessoalmente, ainda não se falava nesta vertente "crossFit" e de alguma forma já "receitava" aos meus atletas a maioria destes exercícios, agora com a introdução de alguma inovação e com um nome mais mediático.
Este tipo de treino, traz-nos múltiplos benefícios e para aqueles que abraçaram o trail nas suas várias dimensões, um excelente método para a sua evolução. Isto porquê?
- O VO2 máximo melhora de forma significativa, mais rapidamente nos atletas bem treinados.
- Mudanças mais rápidas na composição corporal, muito devido à rápida perda de gordura corporal.
- Aumento substancial da capacidade de reação ao exercício
Em suma, aconselho o CrossFit, é uma excelente opção de treino, mas tem um senão, as lesões. Como evitar isto?
O CrossFit, englobado num planeamento de treino, muito devido à sua carga e intensidade, deve obedecer a períodos de recuperação, tendo em conta o restante treino do atleta.
A sua metodologia deve ser complementada com exercícios de postura, trabalho funcional e relaxamento muscular.
O treino deverá ser acompanhado por um técnico.