Como recuperar a velocidade?
Portuguese Basque Catalan English French Galician German Italian Spanish

 

Você já não se sente tão veloz como antigamente. E quase de certeza culpa a sua idade por isso. Provavelmente, está a ficar mais lento, não pela idade, mas porque acabou por esquecer os 5 (cinco) princípios que preservam a sua velocidade. Pode perfeitamente manter o sua forma e minimizar o impacto do tempo, seguindo estes 5 (cinco) princípios:

 

·  Continue a treinar forte.Ao contrário de ir diminuindo a quantidade de treinos de velocidade conforme você vai ficando mais velho, vá aumentando gradualmente o percentagem de treinos realizados num ritmo equivalente ao seu ritmo de competição para os 10 km. Não se esqueça que deve fazer treinos de qualidade para manter suas pernas jovens. 

·  Dê prioridade aos treinos de limiar anaeróbio. Para melhorar seu limiar anaeróbio, faça treinos de intervalos, usando o seu ritmo de competição para os 10 km, uma vez por semana. Por exemplo, faça 3 (três) séries de 2.400 metros com 5 minutos de descanso a trote.  

·  Faça séries de 400 metros. Uma vez por semana, faça séries (repetições) de 400 metros. Este treino mantém o funcionamento das células nervosas da coluna cervical (espinha), que controlam os movimentos rápidos. Sem um trabalho de velocidade estas células nervosas deterioram-se com o tempo.   

·  Fortaleça os músculos posteriores. Com o passar dos tempos, a sua passada vai encurtando. Para aumentar a largura de suas passadas, concentre-se em puxar as suas pernas para trás com mais vigor durante as corridas, usando os glúteos.. Faça séries de 50  metros, mas não se esqueça de fazer um bom aquecimento antes, com um bom trabalho de alongamentos.  

·  Faça treino de força. Treino de força (musculação) ajuda a combater a perda de massa muscular que acontece com o avanço da idade. Também ajuda a prevenir lesões.